Categorias
Sem categoria

Psicólogo: O que você faz para evitar a solidão profissional?

Autor: Comunidade DíadeLab*

Muitos terapeutas encaram a profissão como uma jornada muito solitária. Para estes, boa parte do dia a dia é focada na relação profissional, paciente/cliente e na jornada de atendimentos, com pouca oportunidade de interações sociais fora desse contexto. Isso parece algo comum ao seu cotidiano? Pois saiba que realizamos uma enquete entre psicólogos e, 79% dos 34 respondentes se dizem solitários na profissão (parece bastante, você não acha?). 

Às vezes faz muita falta uma rede de apoio! Precisamos falar sobre nossos casos, discutir, desabafar e ter supervisão mesmo que informal entre colegas. E, para evitar a solidão no dia a dia de trabalho, é necessário buscar contato com os pares ativamente. Seja por meio de grupos de estudos ou interagindo nas redes sociais, o importante é criar oportunidades de interação. Fazer psicoterapia, supervisão ou intervisão também está entre as boas estratégias de interação social, assim como compartilhar as angústias sobre o tema com outros profissionais.

Segundo os membros da comunidade que responderam à nossa enquete, outra forma de driblar a solidão é participar de eventos, acompanhar lives e outros recursos disponíveis na rede, além de cursos e atividades nas quais possa  interagir com alunos e professores – durante e após os encontros. Não podemos esquecer também das sugestões de prática de atividade física e de, sempre que der certo, sair para tomar um café com um amigo entre um atendimento e outro.

Especialmente nesse período de Pandemia, em que fomos privados de contato com boa parte de nossa rede de apoio, o auto-cuidado e a criação de uma rotina enriquecida podem ser essenciais para preservar nossa saúde mental. Nesse vídeo, Denis Zamignani analisa as contingências às quais nós, terapeutas, estamos submetidos e propõe algumas estratégias para auto-cuidado. Não à toa, o título é “Sabe lá o que é não ter e ter que ter para dar”.  

Se você está entre os que se sentem desacompanhados, teça, entrelace, desenvolva sua rede de apoio junto com a gente. A Díade|Lab é uma comunidade digital de analistas do comportamento. Sua contribuição pode tornar essa comunidade uma fonte cada vez mais rica de interações acolhedoras e reforçadoras. Conte pra gente o que você espera de uma comunidade de analistas do comportamento e de terapeutas. Dê sugestões, proponha atividades, organize grupos de estudo e a gente vai fazer o possível para fazer a sua ideia se transformar em realidade. Vamos fazer isso juntos?

*Esse texto foi escrito coletivamente pelos membros da DíadeLab com a compilação das respostas à enquete do movimento ‘Solidão Profissional’ no Instagram da @diadelab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *